FORMIGAS SÃO MAIS PERIGOSAS PARA SAÚDE QUE AS BARATAS

Muita gente morre de medo de barata, mas sente muito menos repulsa por outro inseto igualmente comum nos lares: a formiga. Apesar do pequeno tamanho (muitas têm menos de meio milímetro), elas são consideradas até maiores agentes transmissores de doenças do que a temida barata.

— Se uma barata morta deixada no chão da cozinha desaparece de um dia para outro, ela provavelmente foi levada por formigas. Isso mostra que formigas são insetos muito perigosos — alerta o biomédico Roberto Martins Figueiredo.


Ele alerta que apesar de serem consideradas inofensivas por muita gente, a rota das formigas em busca de alimento inclui os destinos mais excêntricos, como fezes, feridas, escarros, lixeiras e animais mortos. Ao passar por estes lugares, elas carregam consigo os mais diferentes tipos de micro-organismos nocivos, principalmente bactérias, fungos e vírus. “Por isso, formigas são consideradas um vetor de quase todas as doenças infecciosas”, reforça o biomédico.

Além disso, formigas são especialistas em detectar fontes alimentares e, em especial, a sua preferida, o açúcar. Da mesma forma que o homem: pelo paladar. “Elas lambem um pouquinho do açúcar e avisam suas companheiras onde está a fonte açucarada”, explica o entomologista Carlos Roberto Brandão, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Existem operárias especializadas em procurar fontes alimentares nas colônias da maioria das espécies de formigas – entre estas, as encontradas nas residências. Elas saem do ninho, em geral pela manhã, investigando o ambiente até encontrar alguma coisa comestível. São muito eficientes e irão detectar qualquer grão de açúcar que houver próximo à abertura do ninho.

Muitas espécies de formigas se reproduzem durante o ano todo, por isso a atenção deve ser constante com este inseto que, embora seja pequeno, está sempre acompanhado de uma superpopulação de outros indivíduos. 


Se a infestação for grande, é necessário entrar em contato com um especialista em desinsetização. Em casos menos graves, medidas simples ajudam a prevenir o problema. 

•    Manter a cozinha sempre limpa;•    Aplicar com uma seringa, água com detergente nos buracos onde as formigas saem;•    Tampar as frestas com sabão em barra;•    Pendurar galhos secos de arruda nos armários;•    Casca de limão ou cravo embebido em álcool afastam as formigas do açucareiro;•    Borrifar água com cravo-da-índia nos ambientes com foco de infestação;