A grande maioria têm 8 olhos porém, podem apresentar 6, 4, 2, ou mesmo nenhum sendo que algumas aranhas de caverna são cegas.
De todas as espécies de aranhas, podemos citar algumas de maior importância, pelo risco que representam a saúde humana, causando acidentes que podem levar a morte. Sendo elas:
Aranha Marrom (Loxosceles spp) Aranha Armadeira (Phoneutria spp) Aranha Viúva Negra (Lactrodectus spp)
Apesar do aspecto amedrontador as espécies abaixo não representam relevante risco à saúde, devido ao baixo potencial do veneno. Normalmente os acidentes são tratados apenas com analgésicos.
Aranha de Jardim (Lycosa spp) Aranha Caranguejeira (Mygalomorphae spp)
As formas de reprodução são muito variadas, em algumas espécies a fêmea põe até 3.000 ovos por vez e tece um disco de seda, onde são depositados. Existem casos onde o macho executa danças ou procedimentos trabalhosos para atrair a atenção de fêmeas que têm de reconhecê-lo como parceiro e não como comida. Para isso, várias adaptações e padrões comportamentais, como por exemplo, a percepção de estímulos químicos, táteis e visuais são partes de sua comunicação.
MÉTODOS DE CONTROLE: O procedimento é imunização completa de ambiente, móveis e utensílios que estiverem no local e infiltrações em todas as canalizações de “ralos” e caixas de inspeção, com opções de produto com cheiro ou sem cheiro. É importante salientar que, tendo em vista a anatomia externa das aranhas, em que o contato com o produto para se contaminar é bem mais lento do que as demais pragas, o tempo até a mortalidade é maior.