DE ONDE VEM OS CARACÓIS AFRICANOS?
O caramujo, também conhecido como caracol gigante africano, pertence à espécie Lissachatina fulica, originária da África Oriental. A partir dessa área se espalhou para diferentes partes do globo, incluindo o Brasil. É espalhado em todo o mundo por remessa intercontinental de mercadorias e, em alguns lugares, deliberadamente por importação.
2️⃣ Por que sempre os encontramos em grande número?
Essa propriedade se deve à alta eficiência com que esses moluscos sobrevivem e se reproduzem. O fato de não terem inimigos naturais se combina com o fato de crescerem com relativa rapidez, pois são resistentes e podem comer uma grande variedade de alimentos.
3️⃣ É verdade que eles são comestíveis?
Embora haja quem defenda seu consumo, ainda não existe um estudo específico para introduzi-lo na alimentação. Considerando que já foram catalogados casos da espécie sendo portadoras de parasitas capazes de trazer sérios danos à saúde humana, não é recomendada sua ingestão.
4️⃣ Posso cria-los como pet?
Dado o alto nível de proliferação destes moluscos exóticos no país, em 2005 foi editada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama a Instrução Normativa n.º 73, que proíbe a criação e comercialização da espécie e de seus ovos. Dessa forma, não é permitido o manuseio da espécie seja para quaisquer fins.
🎯 A IMUNI conta com técnicos especializados tanto no manuseio dos produtos quanto na identificação de abrigos e no planejamento de ações preventivas e corretivas no ambiente, garantindo muito mais segurança ao seu ambiente.
👨💻 www.imuni.com.br/blog
📲Tel/Whatsapp: 16 3976-2000
contato@imuni.com.br